Menu

Blog

Resiliência na cadeia de fornecimento é aposta da indústria

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

De acordo com o Gartner, 77% das empresas que participaram da pesquisa Future of Supply Chain: Crisis Shapes the Profession indicaram que procuram investir em um relacionamento mais profundo e colaborativo com seus fornecedores e, com isso, melhorar a resiliência e agilidade dos processos envolvidos por toda a cadeia de fornecimento. 

 Para essas empresas, diversificar seus fornecedores também é visto como uma estratégia para aumentar a resiliência e enfrentar possíveis crises que venham pela frente. Isso mostra a importância de manter um bom relacionamento com os fornecedores e contar com uma cadeia de suprimentos fortalecida, principalmente depois do que as empresas enfrentaram em 2020, com a mais séria crise sanitária mundial das últimas décadas. 

 Lá atrás, no início da pandemia, contratos já assinados não garantiam o atendimento aos pedidos, com muitas empresas só conseguindo manter o fluxo de insumos devido ao bom relacionamento mantido com seus fornecedores. Dessa forma, hoje, as empresas não podem esperar por uma nova crise para criar uma estratégia que garanta que seus pedidos sejam atendidos. Elas precisam ter em mãos uma visão profunda de toda a sua cadeia de suprimentos – e não apenas do primeiro nível, mas dos fornecedores de seus fornecedores – para correr menos riscos de enfrentar alguma interrupção por falta de recursos. 

 Assim, o bom relacionamento com fornecedores é essencial para evitar riscos no fornecimento de mercadorias e o compartilhamento de informações entre as empresas é fundamental para prever desabastecimentos causados por alguma crise – de saúde, meteorológico, política, econômica. 

 

Como tornar a cadeia de suprimentos mais resiliente

 Diversos estudos apontam que praticamente nenhum líder de negócio acredita que as estratégias de abastecimento podem voltar ao que que eram antes da pandemia.  

 Isso mostra que as empresas estão entendendo que suas cadeias de suprimentos precisam se tornar mais flexíveis e ágeis para que consigam reagir rapidamente para evitar possíveis interrupções. Então, para que isso aconteça, as empresas precisam contar com uma estratégia de contingência que antecipe crises ao mesmo tempo em que buscam uma resposta eficiente para evitar ou minimizar problemas. 

 Da mesma forma, a cadeia de suprimentos está retornando às suas origens, voltando seu foco para empresas de regiões mais próximas, regionalizando seus fornecedores – mesmo que isso represente um aumento nos custos – e diversificando sua base de parceiros, com novas opções de fornecedores e logística. 

 Isso exige uma política que enfatize o maior compartilhamento de informações entre a empresa e seus fornecedores, aumentando a visibilidade por toda a cadeia e também a transparência, e entregando uma maior visibilidade de todos os riscos. 

 Outro ponto que precisa ser levado em consideração é a sustentabilidade. Uma cadeia de suprimentos sustentável é aquela que envolve todos os participantes na prática de ações que reduzam ao máximo o impacto ambiental. Dessa forma, toda a cadeia de suprimentos precisa estar atenta aos diversos fatores ambientais que possam causar alguma interrupção e trabalhar para evitá-los. Essa colaboração garante melhorias nos processos por toda a cadeia. 

 É importante entender que crises sempre existirão e que isso exige das empresas uma abordagem que permita minimizar ao máximo os riscos que possam interromper seus negócios. As empresas que aproveitarem esse momento para fortalecer sua cadeia de suprimentos estarão um passo à frente de suas concorrentes.  

 As soluções para a área de logística da Atech entregam para sua empresa a transparência e controle necessários para integrar toda a sua cadeia de suprimentos. Fale com um dos nossos especialistas para saber mais. 

Entre em contato

Email: contato@atech.com.br
Tel.: 55 (11) 3103-4600
Rua do Rocio, 313 – 5° andar
Vila Olímpia – São Paulo – SP

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Criado pela Intelligenzia