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Qual é a diferença entre EAM e CMMS?

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Em uma pesquisa sobre sistemas de gerenciamento de manutenção dois termos sempre se destacam: o software de gerenciamento de manutenção computadorizado (CMMS) e a solução de gerenciamento de ativos corporativos (EAM). Ambos, ainda, são frequentemente citados como se fossem sinônimos. 

Enquanto o CMMS conta com dados sobre a manutenção de equipamentos e é usado para melhorar a eficiência das equipes de manutenção, o EAM gerencia o ciclo de vida dos ativos, e inclui informações sobre as operações, manutenção, substituição de equipamentos e até o design de uma planta. O EAM foca em aspectos relacionados aos negócios, como os custos de manutenção dos equipamentos e depreciação, já o CMMS está mais conectado a funções operacionais. 

Apesar de diferentes, evoluções tecnológicas tornaram a linha entre eles muito mais tênue e confusa. 

O CMMS

O CMMS surgiu para substituir processos manuais, automatizar a gestão de manutenção e implementar o gerenciamento de ordem de serviço, gerenciamento de estoques de peças, realizar uma programação de manutenção preventiva e manter o histórico de manutenção.  

Ao manter seu foco no gerenciamento de ordens de serviço, as soluções CMMS evoluíram ao ponto de se tornarem referência para controlar os requisitos de manutenção em uma empresa, garantindo que a manutenção seja realizada pelo profissional adequado para aquela tarefa. Como conta com uma gama de recursos para documentar os processos de manutenção, a ferramenta é essencial para uma estratégia de manutenção preditiva e preventiva. 

O EAM

Já o EAM foi desenvolvido para otimizar os recursos do CMMS, oferecendo uma visão mais completa de como a estratégia de manutenção impacta nos negócios, mantendo seu foco na gestão desses ativos, durante todo seu ciclo de vida (esse gerenciamento do ciclo de vida de ativos era um recurso exclusivo do EAM, mas, hoje, também é oferecido por sistemas de CMMS) .  

 Ou seja, ele engloba resultados de monitoramento e planejamento, deixando os processos de manutenção em segundo plano, apesar da ferramenta prever a depreciação do maquinário e alertar quando uma peça precisa de manutenção. 

 Uma solução EAM também analisa dados sobre garantia e seguro do maquinário, o desempenho dos equipamentos e contribui para gerar relatórios sobre o impacto ambiental e trilhas de auditoria.  

 As ferramentas de EAM funcionam de forma parecida com uma solução de relacionamento com o cliente, pois oferece uma visão 360° de todos os ativos. 

 Diferenças importantes

Outro fator que os diferencia é que, embora a maioria das soluções EAM tragam recursos CMMS, nem todos os CMMS tem recursos EAM. Basicamente, o EAM é mais completo que o CMMS, mas também mais robusto em suas aplicações, e pode ser visto como uma evolução do CMMS. 

Então como saber qual o mais indicado para cada empresa? Especialistas usam uma regra que leva em consideração o porte da empresa. Uma companhia com mais de 100 funcionários de manutenção, com uma equipe diversificada, ou que tenha diversas instalações pode considerar uma solução EAM como ideal. Por outro lado, uma empresa menor, com poucos profissionais dedicados à manutenção de equipamentos, pode ser eficiente apenas com os recursos de um CMMS. 

Outro ponto em que o EAM e o CMMS se distanciam é em relação a quem os utiliza. No CMMS, técnicos e equipes de manutenção são os que utilizam diretamente a ferramenta. No EAM, além desses grupos, profissionais C-Level, de contabilidade e de conformidade, ou que trabalhem com questões relacionadas aos ativos da empresa, orçamentos também têm acesso às informações.  

Na verdade, as diferenças entre os dois sistemas estão ficando cada vez mais apagadas e com o aumento do uso de dados e crescimento da IoT, muitas outras mudanças devem vir no futuro, tornando qualquer uma dessas soluções indispensáveis para a indústria. 

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