Menu

Blog

Por que projetos de IoT podem falhar? 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

O uso de novas tecnologias, como a Internet das Coisas (IoT), abre um enorme leque de oportunidades para que as indústrias transformem suas operações, conectem suas máquinas, tornem suas fábricas mais inteligentes e entendam o que os clientes realmente desejam, tudo isso com um custo menor e usando seus recursos de maneira mais eficiente. 

O mercado de IoT deve continuar crescendo na América Latina. De acordo com um relatório da GlobalData, até 2023 deve ultrapassar a marca de US$ 30 bilhões. Apesar do crescimento, 75% dos projetos de IoT falham (Beecham Research), deixando claro que, apesar dos benefícios para a indústria, sua implementação é um grande desafio. 

Ainda assim, a busca por práticas e tecnologias que contribuam para reduzir custos e falhas em processos é a mola propulsora das iniciativas para implementação de um projeto de IoT. Levantamento do Gartner mostra que a maioria das empresas orientadas a projetos já adotaram práticas relacionadas à IoT ou contam com projetos para sua implementação até 2024. 

Ou seja, assim como várias outras tecnologias inovadoras, o número de empresas dispostas a investir é grande, mas o que precisa ser questionado é quantos desses projetos serão um sucesso e quantos devem fracassar.  

O que leva um projeto a falhar?

Basicamente, as falhas na implementação de um projeto de IoT são causadas por problemas no planejamento e gestão do projeto; em poucos casos, os problemas são técnicos. Ou seja, a má gestão é a principal falha, a tecnologia não tem culpa. 

Cultura organizacional

Qualquer projeto de sucesso precisa envolver os stakeholders. E quando esses projetos abrangem novas tecnologias, esse envolvimento é crucial. Como impactam diversos departamentos e pessoas que têm objetivos diferentes, os projetos de IoT precisam criar uma estratégia para minimizar a resistência tradicional às mudanças que serão implementadas.   

Falta de planejamento

Antes de iniciar o projeto, uma análise precisa ser realizada para levantar quais os recursos técnicos da empresa, o nível de compromisso e envolvimento das equipes, recursos financeiros, entre outros fatores que devem ser integrados ao projeto. Além disso, as empresas pecam por não ter uma estratégia documentada que englobe todas as etapas do projeto, desde seu planejamento até a implementação. 

Problemas tecnológicos

Muitos projetos de IoT exigem que a conectividade seja excelente, com baixa latência e alto desempenho. Em uma fábrica com centenas ou milhares de sensores, essa conectividade é essencial para o sucesso do projeto, mas nem todas as empresas sabem como dimensionar sua rede para atender a esse requisito básico da IoT 

Da mesma forma, a segurança no compartilhamento de dados precisa ser considerada desde a fase de planejamento, inclusive relacionando os custos envolvidos para que o projeto não seja abandonado no futuro devido à falta de recursos financeiros. 

Problemas internos e externos

Devido à complexidade dos projetos, alcançá-lo apenas com recursos internos pode ser um erro. Da mesma forma, buscar ajuda apenas no momento que se percebe que algo está errado pode não dar resultados, simplesmente por “ser tarde demais”.  Com isso, é importante envolver um provedor especializado desde o início do projeto para evitar uma má experiência no final. 

A IoT não é mais apenas uma tendência, é uma realidade. Apesar de seus benefícios, não é algo que pode ser implementado do dia para a noite, é preciso lidar com o assunto com calma e planejamento e começar com um projeto piloto antes de ampliar o alcance para toda a operação. 

Como acontece com qualquer outro projeto, é necessário definir o que se espera alcançar com a tecnologia e como ela pode beneficiar os negócios. Então, é essencial definir quais são esses objetivos e as metas que devem ser alcançadas e como mensurar essa evolução.  A Atech pode ajudar sua empresa a implementar um projeto de IoT. Fale com nossos especialistas. 

 

Entre em contato

Email: contato@atech.com.br
Tel.: 55 (11) 3103-4600
Rua do Rocio, 313 – 5° andar
Vila Olímpia – São Paulo – SP

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Criado pela Intelligenzia