Empresas de transporte e de logística que atendem a indústrias altamente reguladas enfrentam desafios desafios, ea oferta de soluções inovadoras que permite melhorar a visibilidade em toda a cadeia pode minimizar os desafios destas empresas. A meta é realizar a gestão e a governança do processo global de maneira confiável, segura e com alto desempenho, integrado aos sistemas industriais, administrativos e logísticos da organização, suas filiadas, parceiros e operadores.
Ambientes altamente regulados, claro, significam mais normas e documentos que atestem a compliance. Mas coletar, organizar e analisar todos esses registros não é uma tarefa simples ea falha nesta gestão pode acarretar em prejuízos.
A falta de obediência aos ambientes potencializa estes prejuízos. E não só em relação a custos diretos, como multas, armazenamento e transporte. Custos indiretos, como os associados com não conformidades e perdas de produtos, geram muitos riscos para a marca.
Principais desafios
A governança da logística em ambientes altamente regulados exige a presença de soluções inovadoras que integrem todos os atores da cadeia de logística, compartilhando as informações necessárias para a tomada de decisão, e assim permitindo que os produtos cheguem nos seus destinos em conformidade com as normas de cada setor.
Confira os problemas mais comuns na gestão da cadeia de logística e suas causas:
A importância de investir no monitoramento das operações logísticas
A otimização do monitoramento das operações logísticas é fundamental para vencer boa parte desses desafios, já que um dos principais problemas causados pela complexidade no fluxo de informações é a falta de visibilidade, também causada pela presença de sistemas que não se integram e, portanto, não se conversam.
A falta de visibilidade impede que as empresas tenham os dados necessários para identificar oportunidades de redução de custos e otimizar processos envolvendo as mais diversas áreas, como suprimentos, armazenagem e transporte, não apenas logística.
A falta de visibilidade é, inclusive, uma das “culpadas” pelo fato de entre 13% e 35% das cargas não atenderem os requisitos de qualidade esperados, segundo informações do Banco Mundial divulgadas em 2016. No caso de ambientes de setores altamente regulados, a presença de mais normas e documentações de conformidade tornam o desafio da complexidade ainda maior.
Solução passa pela transformação digital
Análise da consultoria McKinsey indica que as empresas de logística devem investir em tecnologias digitais para diferenciar seus serviços, melhorar o atendimento ao cliente, aumentar a produtividade e reduzir custos.
E também é preciso implantar soluções que integrem toda a cadeia logística. Sistemas que não permitem a integração com parceiros dificultam a troca de informações, que só passam a gerar valor quando transformadas em insights para os tomadores de decisão.
Sem o uso de soluções inovadoras, é impossível lidar com a complexidade dos fluxos de informação, que demandam a integração e análise de uma quantidade cada vez maior de informações, coletadas em diversas fontes e em formatos diversos. Essas informações agora também começam a chegar dos armazéns, pátios e docas conectados, caminhões conectados e contêineres inteligentes, entre outros dispositivos de Internet das Coisas. Além disso, essas informações, integradas e contextualizadas, devem ser entregues praticamente em tempo real.
Avaliando a sua infraestrutura de TI
Não raro, as empresas trabalham com sistemas antigos e incapazes de suportar o volume de informações exigidos em cada etapa logística. Boa parte das empresas ainda conta com uma infraestrutura de TI ultrapassada, que não consegue se adaptar à implantação de soluções que integrem toda a cadeia logística em ambientes altamente regulados.
Por isso, para as empresas de logística em ambientes altamente regulados é fundamental contar com expertise e infraestrutura de TI capaz de manter a conformidade e gerar vantagem competitiva. As principais questões a serem avaliadas são:
- Como a minha infraestrutura deve ser configurada para aproveitar com sucesso a transformação digital?
- Como garantir a flexibilidade e escalabilidade da TI para permitir a implantação e desempenho dos projetos atuais e futuros e tornar os processos mais ágeis e transparentes?
- A minha empresa conta com recursos de TI e experiência interna para iniciar e dar andamento ao processo de digitalização?
Essas e outras questões podem ser respondidas por um parceiro como a Atech, uma empresa do Grupo Embraer. Conheça o nosso conjunto de soluções único para Gestão de Ativos e Logística: o OKTO.