Menu

Insights

Entenda o conceito de Indústria Digital e Smart Manufacturing

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

O conceito de Smart Manufacturing vem ganhando destaque com os projetos de digitalização do chão de fábrica – a chamada Indústria Digital. Os fabricantes estão repensando suas estratégias em uma tentativa de aplicar as tecnologias mais recentes, como Inteligência Artificial e a nuvem híbrida, buscando gerar agilidade e inteligência nas principais áreas funcionais dos processos de manufatura. 

Aumentar a produtividade de forma econômica, sem comprometer a qualidade, é o objetivo central da manufatura. Conforme a demanda por produtos de qualidade aumenta, as práticas de fabricação desatualizadas podem falhar na entrega. Para obter melhorias bem-sucedidas no desempenho das unidades de produção, os fabricantes precisam identificar os desafios.  

Cada tecnologia digital adotada pode ajudar a mitigar esses desafios e otimizar os custos de produção. Líderes de negócio precisam analisar essas áreas. Ao adotar as tecnologias da Indústria Digital, eles podem traçar estratégias para seu crescimento no valor da produção em vez de se concentrar na receita. 

Soluções conduzidas digitalmente, como manufatura descentralizada, IoT, robótica, monitoramento remoto e distribuição localizada, contribuíram para o fluxo contínuo de bens de consumo durante a crise global do COVID-19 e vieram para ficar. Essa transformação movida a tecnologia significa que as empresas estão agora avaliando como podem aproveitar melhor esses sistemas não apenas para aprimorar seus processos atuais, mas também para construir operações robustas capazes de resistir a outro choque global. 

O que é a Indústria Digital?

Em sua essência, a Indústria Digital é o processo de impulsionar a conectividade digital para otimizar cada parte da cadeia de valor de um produtor. Automação digital, integração e monitoramento de diferentes tipos de processos se reúnem para desbloquear ganhos materiais e impulsionar eficiências incrementais além de fronteiras e períodos de tempo. Isso, por sua vez, permite que as empresas adquiram uma visão melhor dos níveis de estoque, cronogramas de entrega e ciclos de demanda – permitindo ajustes no processo de produção.  

Smart Manufacturing permite que as marcas analisem e melhorem a produtividade por meio de uma série de ajustes incrementais, em vez de mudanças radicais para consertar o que pode ser na verdade um pequeno problema. Empresas que não realizam uma análise precisa de seu processo de fabricação correm o risco de gastar demais e perder ganhos de produtividade, eficiência e sustentabilidade. Seria inimaginável, por exemplo, reinstalar um sistema de encanamento inteiro para consertar um cano com vazamento – mas este é essencialmente o problema que muitos fabricantes enfrentam. 

Como a Indústria Digital e a Smart Manufacturing impulsionam o fluxo de produção

Agilidade de fabricação, segurança do trabalhador e continuidade do serviço são essenciais, e a Indústria Digital e a Smart Manufacturing podem ajudar as empresas a se prepararem para liderar em todas essas áreas. 

 Encontre e resolva gargalos rapidamente: Coletar dados de equipamentos operacionais como tempo de ciclo de vida, tempo de inatividade e tempo de atividade permite que os fabricantes obtenham um quadro do que está acontecendo no chão de fábrica para que possam identificar gargalos de processo e corrigi-los.

Melhor desempenho operacional: o valor daSmart Manufacturing é obtido com insights acionáveis ​​em tempo real por meio de análise de dados, como redução de desperdício, utilização de ativos, tempo de inatividade, detecção de anomalias e muito mais. Essas análises podem ser usadas para orientar decisões de negócios para atingir metas e previsibilidade. 

 Acabe com os silos organizacionais: alguns fabricantes estão coletando dados, mas os dados são isolados e estão disponíveis apenas para equipes operacionais ou de TI – não para ambos. Uma plataforma de Smart Manufacturing pode fornecer uma imagem completa dos dados com visibilidade tanto das expectativas quanto do desempenho em tempo real, que devem ser compartilhados por toda a empresa.

Suporte à manutenção preditiva: os dados podem ser usados ​​para implantar modelos de aprendizado de máquina que levam a produtos de maior qualidade e manutenção preditiva. Os recursos de aprendizado de máquina podem ser usados ​​para prever e prevenir falhas antes que afetem as operações.

Aumente a produtividade da força de trabalho: Os dados inteligentes da fábrica podem ser acessados ​​em casa, via smartphone, no escritório corporativo ou no chão de fábrica. Com ou sem uma pandemia global, a capacidade de gerenciar dispositivos e acessar dados remotamente capacita os funcionários e ajuda os fabricantes a tomar melhores decisões de negócios.

 Transformação digital para atender às mudanças na demanda do mercado

Então, por que tantas empresas iniciaram iniciativas de Indústria Digital, mas ainda não têm um chão de fábrica totalmente conectado, enviando dados úteis para toda a empresa? Eles têm receio de investir em novas tecnologias no atual clima econômico. O fato é que, no entanto, os fabricantes não podem deixar de investir na transformação digital para atender à demanda do mercado em constante mudança. 

O que muitas vezes parece esmagador para as equipes de operações ou de TI que procuram essas soluções é que todos as chamam de algo diferente: uma plataforma IoT, uma plataforma de Indústria Digital, uma solução de Smart Manufacturing. Lembre-se, o nome da tecnologia não importa; o que faz e com que rapidez pode fazer, isso é importante. Existem soluções que podem ser implementadas em menos de 30 dias. As empresas podem continuar a apoiar suas iniciativas de IoT ou Indústria 4.0 de longo prazo, mas podem coletar e usar os dados de que dispõem agora com um pequeno investimento de tempo e dinheiro. Existem plataformas multifuncionais para Smart Manufacturing que reduzem custos, complexidade e riscos, e que podem ser implantadas em módulos, como a plataforma OKTO. 

 

Receba nossos conteúdos

Preencha seu email e receba nossos conteúdos 

Entre em contato

Email: contato@atech.com.br
Tel.: 55 (11) 3103-4600
Rua do Rocio, 313 – 5° andar
Vila Olímpia – São Paulo – SP

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Criado pela Intelligenzia