Menu

Blog

EAM: como resolver os desafios de implementação 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

O EAM é uma ferramenta para gerenciar todo o ciclo de vida dos ativos. Com foco em aspectos relacionados aos negócios, como os custos de manutenção e depreciação, e outras informações sobre as máquinas, foi desenvolvido para otimizar os recursos do CMMS e oferecer uma visão 360° dos ativos e de como a estratégia de manutenção impacta nos negócios. Ou seja, os processos de manutenção, apesar de presentes, ficam em segundo plano. 

Manter o maquinário em ótimo estado de funcionamento é essencial para os negócios, então, combinar ferramentas de manutenção e um sistema de gestão inteligente permite à empresa reduzir o tempo de inatividade e aumentar a vida útil de suas máquinas, reduzindo custos com manutenção. Monitorar com maior eficiência o ciclo de vida dos ativos facilita a criação de um programa de manutenção preventiva ou preditiva mais eficaz. 

Os desafios

Sempre há desafios para implementar, trocar ou atualizar um sistema, e não é diferente com a adoção do EAM, que é considerado um dos mais difíceis de ser implantado. 

Migração de dados para o novo sistema

 

Dados são essenciais para que a solução EAM funcione e entregue os resultados esperados e, claro, é possível ocorrer erros na migração de dados de um sistema para o outro. Uma migração feita sem planejamento, sem os recursos necessários ou feita “na correria” tem boas chances de dar errado, não transferindo as informações ou simplesmente perdendo-as. 

Para que a solução realmente melhore os processos, esses dados precisam ser acessíveis, devem estar organizados e, obrigatoriamente, devem ser precisos. Isso exige que, antes do início da migração, essas informações sejam analisadas para que apenas dados limpos e úteis sejam migrados.  

Integração dos sistemas

Dependendo do porte da empresa é provável que ela tenha um sistema ERP para realizar a gestão, então o EAM precisa conversar sem atrito com o ERP. Isso implica na integração de bancos de dados, estruturas de tabelas, restrições e regras e requer que a sincronia do fluxo de dados não sofra atrasos que causem problemas de continuidade dos negócios.  

Manutenção dos negócios

Os negócios não podem parar, então a implementação de uma nova solução EAM precisa ser feita de forma a não causar problemas para a manutenção dos equipamentos e, consequentemente, para os negócios. O CMMS traz informaçõesrelevantes para uma estratégia de manutenção eficiente. Por isso, realizar uma migração às pressas e sem o devido planejamento traz o risco de um equipamento apresentar falhas e ficar inativo desnecessariamente pela falta de informações, impedindo que a equipe de manutenção realize seu trabalho corretamente. 

Cultura da empresa

Talvez o maior desafio seja transformar a cultura organizacional. Pessoas podem ficar insatisfeitas e receosas com a migração para outro sistema. Para evitar esse problema, é fundamental oferecer treinamento e suporte completos para as equipes envolvidas com o EAM, explicando seus benefícios e deixando claro que a solução foi implementada para agregar valor, não para substituir um funcionário. Uma equipe bem treinada se sente mais confiante para usar o sistema em sua capacidade total. 

Como superar esses desafios?

Para garantir uma implementação bem-sucedida, o primeiro passo é definir quais as expectativas e quais os recursos necessários para saber qual solução escolher. A etapa seguinte é contar com uma equipe para o projeto que se concentre na análise dos dados que devem ser migrados. Esses dados precisam ser preparados antes da migração para garantir suaintegridade e relevância. 

Processos de gestão de riscos precisam ser estabelecidos para que os serviços não sejam interrompidos ou, no caso de problemas, que possam restaurar o sistema rapidamente de forma que garantam a continuidade dos negócios. Isso também envolve uma estratégia de integração de sistemas para que o fluxo de dados compartilhados não seja prejudicado. 

Da mesma forma, para evitar atritos com as equipes, uma estratégia de gestão de mudanças precisa ser criada para melhorar a comunicação e deixar claros os benefícios que um novo sistema pode trazer para os funcionários e para os negócios. 

O investimento em uma solução de EAM é fundamental para reduzir custos e riscos, ao mesmo tempo em que aumenta o desempenho na produção. Se você não sabe por onde começar a implementação de uma solução de gestão de ativos, fale com um dos nossos especialistas e conheça nossas soluções. 

Entre em contato

Email: contato@atech.com.br
Tel.: 55 (11) 3103-4600
Rua do Rocio, 313 – 5° andar
Vila Olímpia – São Paulo – SP

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Criado pela Intelligenzia