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Conheça 6 formas de reduzir custos na gestão de ativos

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Em todos os setores industriais, a necessidade de monitorar a condição dos ativos em tempo real e predizer falhas com semanas ou meses de antecedência tem impulsionado tecnologias avançadas de automatização e análise de dados, mas o caminho de implementação dessas soluções nem sempre é claro. 

A implantação de um sistema de gestão de ativos passa por algumas etapas, que incluem: 

Definição dos objetivos do gerenciamento de ativos 

Priorização de ativos – central de despesas 

Modelagem de gestão de cada ativo (criticidade) 

Indicadores de desempenho para análise 

Projeto de infraestrutura e implantação 

Medição, coleta, gravação e análise 

Plano de ação – procedimento padrão 

Abaixo, confira algumas tendências e tecnologias que continuarão avançando para proporcionar novas formas de melhorar a produtividade e reduzir custos na gestão de ativos: 

Segurança em primeiro lugar

A redução dos custos de manutenção e do tempo de inatividade é frequentemente associada a uma redução na segurança. Na verdade, é o contrário. Reduzir os custos de manutenção é gerenciar sua estratégia de manutenção e planejar com mais eficiência, o que significa otimizar o agendamento de ordens de serviço, o que aumentará bastante a segurança no ambiente de trabalho. 

Evitar a manutenção corretiva

A manutenção corretiva consiste em substituir peças ou componentes que se desgastaram ou falharam e que levaram a máquina ou o equipamento a uma parada, por falha ou pane em um ou mais componentes. É o conjunto de serviços executados nos equipamentos com falha. 

Normalmente, os reparos são executados sem planejamento e em caráter emergencial. As horas extras do pessoal de manutenção são grandes, contribuindo em desgaste físico e mental, com condições desfavoráveis de trabalho. Os índices de acidentes também são altos, devido ao trabalho sob pressão de tempo e necessidade de colocar a máquina em condições de produção. 

 Se essa estratégia de manutenção for usada como a principal, haverá um alto impacto das atividades de manutenção não planejadas e do estoque de peças de reposição.  

Coletar e analisar dados

Grande parte da implementação de um programa de manutenção preventiva bem-sucedido em seus negócios é entender os dados de falha de manutenção e usá-los efetivamente como KPI. Para alcançar seus objetivos, você deve se concentrar em uma métrica específica para poder medir seu esforço e resultados e verificar posteriormente se alcançou o objetivo. 

No entanto, a maioria dos departamentos de manutenção ainda acha difícil fazer relatórios. A razão mais óbvia para isso é o excesso de dados. Coletamos muitas informações, onde as pessoas se perdem rapidamente e começam a analisar dados que não são realmente importantes ou relevantes. 

As soluções para gestão de ativos da plataforma OKTO proporcionam o controle de ponta a ponta do processo de engenharia de manutenção, visando a melhor experiência dos usuários, de forma simples e integrada, e a máxima disponibilidade dos ativos – ideal para enfrentar os desafios de um mundo cada vez mais conectado. 

Gerenciar as peças de reposição

Como gerente de manutenção, suas tarefas diárias dependem da capacidade de controlar os custos de manutenção e minimizar o tempo de inatividade. Em qualquer setor com muitos ativos, você deve avaliar a condição do equipamento e garantir que sua instalação funcione com eficiência. Uma das melhores maneiras de atingir esses objetivos é desenvolver uma abordagem estratégica para organizar suas peças de reposição. Além disso, a incapacidade de otimizar seu inventário aumenta os custos. 

Avaliar a criticidade dos ativos

Conhecer profundamente as características e criticidade dos equipamentos utilizados é fundamental para ter total controle sobre a manutenção. Dessa forma, você pode identificar quais são os que precisam de uma atenção maior porque possuem características mais frágeis ou porque recebem uma carga de trabalho maior. 

Manter um histórico dos serviços de manutenção

Tenha tudo registrado na plataforma de gestão de ativos e mantenha um arquivo com todos os dados das manutenções realizadas nos equipamentos. Dessa forma, você saberá o tempo necessário para cada reparo, quais são os equipamentos que apresentam mais problemas e qual é o impacto no ritmo da linha de produção. Identifique quais são os equipamentos que apresentam o maior custo de manutenção em determinado período. Dessa forma, avalie se não é possível substituí-los por equipamentos mais modernos ou de outra marca. 

Ao final, com a implementação de uma plataforma de gestão de ativos completa, como a OKTO, desenvolvida pela Atech, a sua empresa percebe imediatamente as seguintes vantagens 

Garante a disponibilidade dos ativos, reduzindo custos e o tempo de parada 

Reduz custos com o período de inatividade gerado por manutenções e remediação de falhas 

Otimiza a gestão da execução contando com suporte à alocação de custos de gestão de ativos 

Aproveita os benefícios de uma solução única e integrada a todo o seu ambiente tecnológico 

Entre em contato

Email: contato@atech.com.br
Tel.: 55 (11) 3103-4600
Rua do Rocio, 313 – 5° andar
Vila Olímpia – São Paulo – SP

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