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Compartilhando a Cultura da Excelência

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A partir da experiência da Embraer, grupo do qual a Atech faz parte, a visão de Cultura da Excelência tem sido levada a outras empresas por meio da consultoria em lean manufacturing.

Desde 2017 a área de consultoria tem sido ampliada, tornando-se parte dos negócios da Atech, com base na experiência da Embraer e o seu P3E, o Programa de Excelência Empresarial Embraer. O P3E sempre visou atuar nos quatro pilares: Liderança, Pessoas, Cultura e Eficiência empresarial.

No pilar Liderança, o objetivo é que fazer com que cada líder não enxergue a sua área de forma isolada, e sim como parte do negócio, entendendo os resultados e a administração de recursos. Além disso, o líder é incentivado a se tornar um mentor para sua equipe, com objetivo de engajar o time, na busca contínua pela melhoria de processos.

O outro pilar, de Pessoas, tem por objetivo que todo o time – e não somente a liderança—visualize os processos e identifique possíveis melhorias. Dentro da Cultura da Excelência, todos os funcionários são incentivados a olhar suas atividades sob a ótica de como é possível melhorar a qualidade e o atendimento ao prazo de forma cada vez mais produtiva e segura. E, para isso, todos são capacitados através de treinamentos e atuação ativa nas melhorias com a  orientação da liderança e o suporte do consultor lean e agente de melhoria contínua.

Já o pilar da Eficiência Empresarial envolve toda a empresa, organizando e melhorando seus processos a partir de metodologias mais adequadas para cada área. E, finalmente, o trabalho em relação à Cultura, que viabiliza para que todos os pilares atuem de forma harmônica, comunicativa e com objetivos em comum, fazendo com que tudo isso aconteça, engajando todas as pessoas.

A jornada rumo à Cultura da Excelência

Esses pilares são a base da jornada rumo à cultura da excelência, que não tem um ponto final: é um processo de melhoria contínua. Todo líder de negócio deseja resultados imediatos, desempenho acelerado e mudanças duradouras. No entanto, muitos programas de liderança, cultura corporativa e treinamento produzem apenas ganhos de curto prazo que desaparecem conforme as equipes voltam aos velhos hábitos.

A chave para promover a cultura da excelência requer uma mudança fundamental em sua cultura corporativa. Quando você constrói uma cultura corporativa de excelência, você gera uma capacidade organizacional e uma estrutura que capacita e engaja os funcionários, parando de desperdiçar uma quantidade enorme de tempo e dinheiro alimentando uma cultura focada somente na resolução de problemas do dia a dia, muitas vezes atuando no efeito e não nas causas. Em vez disso, desenvolve nas suas equipes a mentalidade certa e habilidades necessárias para focar na criação dos resultados desejados.

Esse engajamento é logo percebido. Em empresas tradicionais, os departamentos  costumam ser muito separados,, em salas distantes uma das outras e cada um trata dos  problemas sob seu ponto de vista, muitas vezes deixando de atender a necessidade de quem está no final do fluxo de valor, o cliente. Quando começamos a desenvolvera cultura da excelência, engajamos todas as áreas, que começam então a olhar para o mesmo objetivo. E logo os envolvidos declaram “Eu não conhecia essa pessoa, não sabia o que ela fazia. Agora, entendo por que é que ela me solicita aquele resultado, porque cobra aquela informação”. Não existe mais a mentalidade de “eu fiz a minha parte, e passo para a frente”.

Segurança e confiança

Nós temos um grande diferencial quando falamos em cultura da excelência, que é a experiência na Embraer. Os nossos clientes sabem, e inclusive comentam durante as nossas conversas, que “vocês já testaram dentro de casa, não é algo que vocês estudaram e só estão aplicando a teoria. Vocês criaram uma metodologia e passaram por todo esse processo de implantação como funcionários da Embraer e agora estão levando para o mercado esse conhecimento”. Isso é um diferencial muito forte da nossa consultoria. Até porque o início da jornada lean na Embraer foi também com consultorias que ajudaram a capacitar a empresa e implantar metodologias como kaizen e células de melhoria contínua que foram transformadas em uma prática Embraer. Isso traz um conforto para as empresas quando apresentamos os nossos projetos e o nosso jeito de atuar. Temos mais de dez anos de experiência dentro da própria casa.

E é essa confiança que está fazendo com que as empresas, mesmo nesse cenário de pandemia, entendam a necessidade de rever os seus processos, que devem ser mais enxutos e adequados ao novo cenário econômico, e não tenham medo de investir em uma consultoria que ajudará não somente a conquistar uma mudança de patamar de seus resultados, mas também a construir a cultura da excelência para sua sustentabilidade.

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