Menu

Insights

Como aumentar a capacidade de produção da sua planta

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

A capacidade de produção de uma planta está ligada ao volume máximo de produtos que uma operação de manufatura pode produzir, seja para atender a um aumento real na demanda ou previsão de aumento, seja por conta de melhorias ou mesmo um produto novo.  

Para alcançar um aumento imediato de capacidade, uma empresa pode usar o equipamento existente por um período maior, adicionando turnos, pedindo aos funcionários que façam horas extras ou terceirizando a produção. Por outro lado, o que garante eficiência no longo prazo é outra estratégia: usar os seus ativos existentes de forma mais eficaz ou adquirindo equipamento ou soluções tecnológicas adicionais. 

Confira, abaixo, seis maneiras de aumentar a capacidade de produção da sua planta: 

Revise o fluxo de trabalho e de processos

Você não saberá o que pode ser alterado até saber como tudo está funcionando. Três áreas contêm informações críticas para ajudá-lo a identificar as mudanças necessárias. 

Pessoas – você tem pessoas com as habilidades certas nos lugares certos? Você tem um gerente de projeto para manter o caminho crítico visível e no caminho certo? Os objetivos são claramente definidos, realistas e seguros? 

Processos – quando foi a última vez que você mapeou seus processos? Você usou o mapeamento do fluxo de valor para avaliar projetos de melhoria de processos? Onde estão os pontos fracos e os gargalos? 

Equipamentos e tecnologia – Todos os seus ativos estão em boas condições? A solução para gestão de ativos em que você confia é ideal para suas necessidades atuais? É fácil fazer alterações na produção? 

Antes de fazer qualquer alteração, entenda como tudo funciona agora.  

Processos de atualização e tecnologia 

 Depois de revisar e mapear seu fluxo de processos e de produção existente, comece a identificar as áreas onde os processos e / ou tecnologia podem ser atualizados ou alterados. Os processos que estão em vigor há muito tempo podem ser substituídos por soluções alternativas à medida que novos equipamentos são adicionados ou métodos de produção alterados, incluindo inovadoras soluções como as oferecidas pela plataforma OKTO. 

A automação é uma ferramenta poderosa para aumentar a eficiência e reduzir erros. Novas soluções de software podem ajudar com agendamento, inventário e fluxo de trabalho de monitoramento da condição do ativo. 

As melhorias no equipamento podem melhorar a velocidade e a qualidade da produção. 

Ao identificar novas tecnologias e equipamentos, tenha em mente o custo total de propriedade e como os resultados financeiros serão afetados. Uma despesa inicial vale a pena se o custo total de propriedade for menor do que a tecnologia ou processo que você está substituindo e se isso resolver um problema, como eliminar um gargalo de produção ou reduzir o refugo.  

Comprometa-se com a manutenção preventiva e preditiva  

Nunca confie na abordagem de manutenção corretiva. O tempo de inatividade para manutenção custa muito menos do que o tempo de inatividade devido a equipamentos quebrados e gastos. A manutenção pode ser programada; a quebra sempre chega no pior momento possível. 

Treine todos os operadores em procedimentos regulares de manutenção e solução de problemas. Programe a manutenção preventiva em intervalos regulares. Identifique o melhor momento para manutenção usando informações do chão e seus processos de fluxo de trabalho. Não atrase a manutenção. 

A manutenção preventiva garante que o seu equipamento continue a funcionar sem problemas, sem tempo de inatividade inesperado ou interrupção do trabalho. 

Treinar e educar funcionários 

Educação e o treinamento dos funcionários são um processo contínuo. Em algumas indústrias, certos tipos de treinamento são obrigatórios, como treinamento diário de segurança para todo o pessoal que usa equipamento de segurança. Novos equipamentos e tecnologias requerem treinamento para obter o máximo valor. O treinamento do funcionário também é uma excelente tática de retenção; novos funcionários levam tempo para se tornarem proficientes, causando uma desaceleração na produção. Por isso, vale a pena investir em: 

  • Agende sessões de treinamento para todos os operadores quando um novo equipamento for instalado. 
  • Mantenha registros precisos de treinamento e agende atualizações, se necessário. 
  • Ofereça oportunidades educacionais para funcionários que desejam progredir ou obter novas habilidades. 
  • Não limite o treinamento e a educação ao equipamento. Sua fábrica funcionará com mais tranquilidade se todos entenderem suas políticas corporativas. 

Organize o espaço de trabalho 

Reduzir o movimento e a desordem economiza tempo, gerando um ambiente ideal para cada tarefa. Crie o layout ideal de ferramentas e materiais para o trabalho ou processo, com armazenamento organizado para reduzir o tempo de localização de materiais, documentos e equipamentos. E remova ferramentas e materiais desnecessários ou não utilizados da área de trabalho. 

Reduza o tempo de viagem e distância sempre que possível. Se um produto deve ser movido de uma máquina para outra, há uma maneira de encurtar a distância, orientar o produto ou mover o produto com mais rapidez e segurança para a próxima etapa do processo? Existe uma solução de software que poderia melhorar o agendamento? 

O excesso de movimento é um sinal de organização deficiente e pode custar muito tempo de produção. Considere técnicas como Kanban (produção just-in-time) para reduzir atrasos e aumentar a eficiência. Converse com nossos consultores 

Manter o estoque ideal 

Se você tem muito estoque, precisa de um lugar para armazená-lo e o ideal é que seja todo utilizado. Se você tem pouco, corre o risco de interromper o trabalho enquanto espera por mais estoque. Otimizar o estoque é especialmente importante se você estiver seguindo os princípios da manufatura enxuta, como a técnica Kanban mencionada anteriormente. 

O aumento da capacidade de produção de uma planta deve ser impulsionado por mudanças que gerem valor no curto, médio e longo prazos, em vez de “soluções” rápidas que podem ajudar a curto prazo, mas podem causar problemas a longo prazo. Além disso, aumentar a produtividade contando apenas com horas extras dos funcionários pode resultar em desgaste e rotatividade, bem como em problemas de segurança onerosos. 

Receba nossos conteúdos

Preencha seu email e receba nossos conteúdos 

Entre em contato

Email: contato@atech.com.br
Tel.: 55 (11) 3103-4600
Rua do Rocio, 313 – 5° andar
Vila Olímpia – São Paulo – SP

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Criado pela Intelligenzia