Menu

Blog

Cinco passos para adotar uma estratégia IoT

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Internet das coisas (IoT) vem sendo cada vez mais adotada no Brasil, e a quantidade de equipamentos e máquinas conectados cresce a cada diaA indústria utiliza sensores conectados a um sistema digital, dedicados a capturar informações para monitorar máquinas e analisar a produtividade e, assim, otimizar desde a gestão de ativos até a logística.  

A quantidade de dados gerada atualmente pelos sistemas utilizados é gigantesca e a análise dessas informações pode ser o motor para o crescimento das empresas, mas, como qualquer estratégia inovadora, é preciso que seja implementada com planejamento para que seja realmente bem-sucedida. 

 Então, como implementar uma estratégia eficiente e que realmente contribua para o crescimento dos negócios? 

Algumas empresas optaram por usar a IoT para criar novos produtos, outras para transformar os negócios, mas as empresas mais bem-sucedidas foram as que optaram por focar a estratégia IoT nos produtos já existentes. 

 Assim, o primeiro passo é simples: Começar com foco no próprio negócio, analisando a possibilidade de usar a tecnologia nos produtos e serviços já oferecidos pela empresa. Isso permite ter uma visão mais completa e abrangente dos produtos e serviços oferecidos, de forma a entender como torná-los mais atraentes e úteis para os clientes. 

 Ao saber exatamente o que se espera da tecnologia e como ela pode ajudar a empresa, escolher uma plataforma de IoT que realmente responda a essas necessidades é essencial para o sucesso da estratégia. Da mesma forma que não existe uma estratégia padronizada para a implementação da IoT, é preciso contar com uma plataforma que ofereça flexibilidade para atender a demandas diversas. Monitorar a logística de uma transportadora é bem diferente de mensurar o consumo de recursos em uma linha de produção. 

 Com isso em mente, é preciso entender que o melhor momento para implementar uma estratégia IoT é agoraPara isso, a empresa precisa ter a capacidade de gerenciar mudanças rapidamente, pois a IoT leva a um caminho de mudanças inevitáveis para tornar uma operação mais eficiente. Mas, se processos não forem modificados e otimizados, os riscos de naufragar são grandes. 

 Outro fator que pode contribuir positivamente para uma estratégia IoT é implementá-la em escala, para diversos usos simultaneamente. Concentrar o investimento em um único segmento da produção pode ser contraproducente e ineficiente. Em ambientes com arquitetura de dados e estruturas similares é mais inteligente usar a tecnologia para desenvolver ofertas e criar sinergias entre os produtos produzidos em toda a linha de produção. 

 Por fim, a segurança não pode ser negligenciada em nenhum momento. A IoT aumenta o risco de violação de dados e invasão de sistemas. E esses riscos exigem uma política de segurança robusta, e que seja seguida a risca por todos os funcionários, com investimento em sistemas de segurança e treinamento para evitar problemas. 

 A IoT precisa conectar de maneira eficiente máquinas, pessoas e sistemas, além de tornar os processos mais fáceis e contribuir para tornar as decisões mais inteligentes. E as tecnologias de gestão de redes da Atech ajudam sua empresa a gerenciar seus equipamentos em tempo real a um custo atrativo. Entre em contato e saiba mais. 

Entre em contato

Email: contato@atech.com.br
Tel.: 55 (11) 3103-4600
Rua do Rocio, 313 – 5° andar
Vila Olímpia – São Paulo – SP

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Criado pela Intelligenzia