A Internet das coisas (IoT) vem sendo cada vez mais adotada no Brasil, e a quantidade de equipamentos e máquinas conectados cresce a cada dia. A indústria utiliza sensores conectados a um sistema digital, dedicados a capturar informações para monitorar máquinas e analisar a produtividade e, assim, otimizar desde a gestão de ativos até a logística.
A quantidade de dados gerada atualmente pelos sistemas utilizados é gigantesca e a análise dessas informações pode ser o motor para o crescimento das empresas, mas, como qualquer estratégia inovadora, é preciso que seja implementada com planejamento para que seja realmente bem-sucedida.
Então, como implementar uma estratégia eficiente e que realmente contribua para o crescimento dos negócios?
Algumas empresas optaram por usar a IoT para criar novos produtos, outras para transformar os negócios, mas as empresas mais bem-sucedidas foram as que optaram por focar a estratégia IoT nos produtos já existentes.
Assim, o primeiro passo é simples: Começar com foco no próprio negócio, analisando a possibilidade de usar a tecnologia nos produtos e serviços já oferecidos pela empresa. Isso permite ter uma visão mais completa e abrangente dos produtos e serviços oferecidos, de forma a entender como torná-los mais atraentes e úteis para os clientes.
Ao saber exatamente o que se espera da tecnologia e como ela pode ajudar a empresa, escolher uma plataforma de IoT que realmente responda a essas necessidades é essencial para o sucesso da estratégia. Da mesma forma que não existe uma estratégia padronizada para a implementação da IoT, é preciso contar com uma plataforma que ofereça flexibilidade para atender a demandas diversas. Monitorar a logística de uma transportadora é bem diferente de mensurar o consumo de recursos em uma linha de produção.
Com isso em mente, é preciso entender que o melhor momento para implementar uma estratégia IoT é agora. Para isso, a empresa precisa ter a capacidade de gerenciar mudanças rapidamente, pois a IoT leva a um caminho de mudanças inevitáveis para tornar uma operação mais eficiente. Mas, se processos não forem modificados e otimizados, os riscos de naufragar são grandes.
Outro fator que pode contribuir positivamente para uma estratégia IoT é implementá-la em escala, para diversos usos simultaneamente. Concentrar o investimento em um único segmento da produção pode ser contraproducente e ineficiente. Em ambientes com arquitetura de dados e estruturas similares é mais inteligente usar a tecnologia para desenvolver ofertas e criar sinergias entre os produtos produzidos em toda a linha de produção.
Por fim, a segurança não pode ser negligenciada em nenhum momento. A IoT aumenta o risco de violação de dados e invasão de sistemas. E esses riscos exigem uma política de segurança robusta, e que seja seguida a risca por todos os funcionários, com investimento em sistemas de segurança e treinamento para evitar problemas.
A IoT precisa conectar de maneira eficiente máquinas, pessoas e sistemas, além de tornar os processos mais fáceis e contribuir para tornar as decisões mais inteligentes. E as tecnologias de gestão de redes da Atech ajudam sua empresa a gerenciar seus equipamentos em tempo real a um custo atrativo. Entre em contato e saiba mais.