Menu

Blog

Cinco maneiras como o 5G vai transformar a Indústria 4.0

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Enquanto diversos outros países já surfam nas ondas do 5G, no Brasil, a revolução prometida pela quinta geração da internet móvel sequer deu seus primeiros passos aguardando o tão esperado leilão das frequências. Apesar disso, as empresas já precisam começar a se preparar para a transformação que a tecnologia pode causar no setor industrial e para entender seu impacto na indústria 4.0.

Estudo da Nokia e da Omdia estimaram que o 5G deve ter um impacto de US$ 1,2 trilhão na economia brasileira até 2035, tornando-se um fator capaz de acelerar o crescimento no país.

As empresas estão à beira de uma nova era de conectividade e compartilhamento de dados e o foco para os próximos anos para a indústria precisa ser na construção de uma rede 5G privada para usufruir da velocidade, baixa latência, possibilidade de lidar com um número maior de dispositivos conectados ao mesmo tempo e maior estabilidade da conexão.

Fábricas mais inteligentes

Os avanços tecnológicos foram enormes nas últimas décadas. Coleta e análise de dados, aprendizado de máquina, inteligência artificial, IoT, tecnologias que contribuem para o surgimentos de fábricas inteligentes e automatizadas. Entretanto, esse crescimento só não é maior devido à conectividade, uma barreira que impede que a indústria alcance todo o seu potencial. E as possibilidades são inúmeras.

Maior flexibilidade

As especificações técnicas da tecnologia afirmam que as redes 5G permitem que até um milhão de dispositivos sejam conectados por quilometro quadrado. Para a indústria isso significa conectar sensores, máquinas robôs e até dispositivos vestíveis, veículos autônomos e outros dispositivos que possam ajudar no dia a dia do chão de fábrica. Algo impossível em uma rede ethernet, wi-fi ou 4G usadas atualmente.

Maior produtividade

Com acesso facilitado aos dados é possível monitorar todos os ativos em tempo real e analisar essas informações para otimizar a produção, permitindo aos operadores que façam alterações rapidamente e reduzindo erros e tornando a uso de cada máquina mais inteligente. Com a garantia de maior conectividade, aliada à baixa latência – que é o atraso no compartilhamento dos dados – é possível que todo o maquinário trabalhe sincronizado e em tempo real, melhorando a eficiência e aumentando a produtividade enquanto também permite o monitoramento dos ativos à distância.

Manutenção em tempo real

Sensores conectados à rede 5G geram os dados necessários para que as empresas consigam monitorar o funcionamento de todos os equipamentos. Essas informações são analisadas para alertar as equipes de manutenção e produção sobre possíveis problemas e reduzir o risco de falhas ou desgastes nos componentes. Apesar da manutenção preditiva já ser uma realidade, com a latência mais baixa do 5G ela se torna ainda mais eficiente.

Conectividade garantida

A rede 5G pode ser dividida em várias redes virtuais que se adaptam às necessidades de cada máquina e operação, de forma a garantir um fluxo de dados com maior segurança, mesmo quando ocorrem mudanças no volume de produção e, consequentemente, no maior fluxo de informações pela rede, inclusive permitindo que os dados sejam analisados na própria fabrica, reduzindo ainda mais a latência.

Novos modelos de negócios

O 5G permite que novos modelos de negócios sejam criados pelas indústrias. Em um mercado que uma máquina pode custar milhões de reais, por que não aproveitar a ociosidade desses equipamentos para alugar esse tempo para outras indústrias, por exemplo. Com a maior facilidade de mudar a programação dos equipamentos, é possível para a empresa adaptar a linha de produção para produzir outras peças rapidamente. Essa uberização da produção permite que empresas de porte menor tenham acesso a máquinas mais modernas, enquanto as indústrias reduzem sua ociosidade.

O 5G traz diversas oportunidades para a indústria, mas também exige que a empresa tenha uma estratégia bem estruturada para sua utilização. Contar com um fornecedor especializado pode ajudar sua empresa e enfrentar mais facilmente esse desafio. Fale com um dos nossos especialistas e saiba como a Atech pode te ajudar a conectar sua linha de produção e aumentar a produtividade.

Entre em contato

Email: contato@atech.com.br
Tel.: 55 (11) 3103-4600
Rua do Rocio, 313 – 5° andar
Vila Olímpia – São Paulo – SP

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Criado pela Intelligenzia